Joaquim de Moura Flores, PhD Arq.
Ivo Brito Garcia,
MSc Arq.
Formação:
Oxford Brookes University | Doctor of Philosophy (PhD), Architecture
2009 – 2014
Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa
Master / Mestrado, Architecture and Urban Sites Rehabilitation / Reabilitação da Arquitectura e Núcleos Urbanos
1996 – 2000
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Architecture / Arquitectura
1986 – 1992
Formador em 3D Hiper Realismo
GALILEU - Especialistas em Formação
Ordem dos Arquitectos Norte
Formador e coordenador de formação
CFA-AD (Centro de Formação Avançada em Arte e Design)
GALILEU - Especialistas em Formação
FLAG
Professor
Escola Profissional Ruiz Costa
FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Licenciado em Arquitectura pela Escola Superior Artística do Porto (1999).Mestre em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto (2009), com a dissertação intitulada “Voyeur entre Gigantes - Dar Corpo a uma Presença Ausente.”
Como profissional liberal, exerce a profissão de arquitecto desde 1999, realizando trabalhos na área do urbanismo e arquitectura.Em 2000 inicia actividade de docente como assistente de Desenho I do Curso Superior de Arquitectura da ESAP, e de 2001 a 2008 docente de Desenho II.
Monitor convidado do Seminário Internacional de Arquitectura e Desenho Urbano, Porto / Roterdão 2001. Entre 2003 e 2009, orientador de Trabalho de Projecto VI do Curso Superior de Arquitectura da ESAP.
Desde 2008, docente da UC de Desenho Arquitectónico, do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIA) da ESAP.Colabora com o arq. Mário Mesquita (1994 a 1997), J. Teixeira de Sousa – Arquitectos Associados, Lda (entre 2000 e 2003), CSN&JPC – Arquitectos, Lda (2003-2012) e Metron - Arquitectos, Lda, co-autor de vários projectos de índole diversa, com especial intervenção em equipamentos desportivos e concursos (2003-2014).
Especializações: Mestre em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto (2009), com a dissertação intitulada: “Voyeur entre Gigantes - Dar Corpo a uma Presença Ausente.”
É detentor do Certificado de Aptidão Profissional e inscrito na Bolsa de Formadores do IEFP.Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua do Ministério da Educação.
Obteve várias formações nas áreas de Gestão, Estratégia Comercial e Markting e Tecnologias e Audiovisuais para Formadores.
Lecionou a disciplina de Práticas Oficinais e Laboratoriais de Construção Civil, aos 10º, 11º e 12º anos de Construção Civil, no âmbito da disciplina de Práticas Oficinais e Laboratoriais de Construção Civil.Curso Superior de Arquitetura – Arquitetura, Construção e UrbanismoMestrado (construção) – LIGHT STEEL FRAMING-Estrutura em Aço Leve Enformado a Frio-Um Sistema de Construção Alternativo.
Projetou e dirigiu as primeiras construções em LSF, com uma empresa de Barcelona JBF, nos anos de 1991 a 1993.
Desenvolve vários projetos na criação de painéis, para revestimento de interiores, com acabamento em madeira e PVC em estrutura de papel.
Desenvolve, conjuntamente com a firma Perfilnorte, um projeto de um sistema construtivo em LSF. O projeto desenvolve-se, também, em várias vertentes: fabricação, promoção, formação e outras.
Gabinete da ESAP, para as acções de formação nas áreas artísticas e tecnológicas.
Intensive, Low-cost & Certified in Vocational Education & Trainning.
José Carlos da Mota Machado, MSc Arq.
Rui Cunha Domingos, MSc. Arq.
Sobre
Formadores
Coordenação
- Nasceu em Ílhavo (1965)
- Arquitecto pela FAUP (1990). Master pela Politechnika Poznanska (1995)
- Dip. Estudos Avançados em Arquitectura, pela Univ. Valladolid (2000).
- Membro nº 4220 da Ordem dos Arquitectos.
- Formador credenciado (EDF – CAP 52917/2010 DC e RFO 11 700/00)
- Docente da ESAP, da Secção de Construção e Tecnologias do Departamento de Arquitectura, desde 1993, onde actualmente lecciona Construção 4, e anteriormente leccionou Construção I, III e IV, Projecto VI - Reabilitação, Construção 1, Introdução à Cultura Tectónica, Materiais e Léxico da Construção, Economia dos Recursos, Conforto Ambiental I e II, Princípios e Práticas de Projecto para uma Arquitectura Sustentável, Análise de Patologias Não – Estruturais, Seminário Temático de Construção e Tecnologias e Trabalho de Projecto – Reabilitação. Orientador e arguente em diversos júris de trabalhos finais ao nível de licenciatura e de mestrado, na ESAP.
- Foi ainda docente no DeCA da Universidade de Aveiro, no ISCIA, na ARCA / ETAC e na Universidade de Coimbra.
- Perito Qualificado SCE – Térmica de Edifício (ADENE) e Perito Avaliador Geral (ATA).
- Foi Vice - Presidente do Conselho Pedagógico da ESAP e Coordenador da Secção de Construção e Tecnologias do Departamento de Arquitectura da ESAP.
Jorge Vieira Vaz, arq.
Mestre em Arquitectura pela Escola Superior Artística do Porto (2013), com a dissertação intitulada “Reabilitação do Património edificado - Lotenº74/76 do Largo S. Domingos - Projecto para o Centro de Estudos Arnaldo Araújo”.
Participou, enquanto prossional liberal, na execução dos desenhos do Estuário do rio Douro para os posteriores estudos hidromorfológicos do IHRH - Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Actualmente, apoia o planeamento, execução e controlo do plano de atividades do ESAP | NFC. Sendo responsável pela criação do web-site, publicações e gestão dos seus conteúdos, tem como principal objectivo melhorar a comunicação com os seus utilizadores e agilizar o controlo dos processos inerentes à orgânica do NFC.
Cristina Martins Paixão, MSc Arq.
Objectivos
São objectivos específicos do ESAP | NFC:
-
Qualificar e valorizar os cidadãos
-
Promover a cidadania activa e solidária
-
Incentivar e apoiar o empreendedorismo e a iniciativa pessoal
-
Garantir a superior qualidade dos serviços prestados
-
Incrementar a comunicação e a participação da comunidade
-
Implementar modelos de inovação e de melhoria contínua
Missão
É missão do ESAP | NFC a transmissão e a difusão da arte, da cultura, do saber, da ciência e das tecnologias artísticas, através da formação vocacional de alto nível.
É visão do ESAP | NFC permitir a expressão das expectativas e necessidades dos cidadãos em relação à sociedade, com base na não – discriminação e igualdade de oportunidades, desenvolvendo formas que conduzam à concretização dessas mesmas expectativas, que incentivem o empreendedorismo e o desenvolvimento de boas práticas com vista ao cumprimento da Missão.
Os valores que norteiam o ESAP | NFC são os do respeito democrático, da cidadania e da coesão social, da responsabilidade, da seriedade, da criatividade, perseverança, do humanismo e da cooperação para o desenvolvimento pessoal e das comunidades.
Condições de Acesso nas Acções Financiadas
Destinam-se a candidatos activos empregados, com idade igual ou superior a 18 anos, com a qualificação mínima de 9ºAno de escolaridade.
Informações Gerais
O NFC implementa acções de formação financiadas e não-financiadas.
As acções de formação financiadas, organizam-se em UFCD's (Unidades de Formação de Curta Duração) de 25 ou 50h, definidas no Catálogo Nacional de Qualificações e que podem ser capitalizáveis, até ao limite de 300 horas, para a obtenção de uma ou mais qualificações profissionais, reconhecidas a nível europeu.